23/06/06

"O sol é grande: caem co'a calma as aves,"

Gordura é formosura !!!

Hoje da manhã fui, como de costume, até ao café ler o jornal e pôr as ideias em ordem. Estava já muito calor e, daqui para a frente vai ser sempre assim ou pior. Com o calor começamos a desembaraçar-nos progressivamente das roupas mais quentes. As jovens e por vezes até as que o são menos, mantêm as calças de gAanga mas por cima vestem T-shirts e tops todos eles bastante curtos. É uma atitude inteligente que se coaduna com a calma que se faz sentir. No entanto, sob o ponto de vista estético é, na maior parte dos casos, um verdadeiro desastre. Entre as calças e os tops espreitam uns volumes pouco elegantes de se ver (mais conhecidos por “pneus”) e que traduzem geralmente uma alimentação errada. Se ao menos olhassem atentamente ao espelho antes de saírem certamente modificariam os seus hábitos alimentares. Ultimamente os media têm noticiado como a obesidade está a aumentar e não só nos países mais industrializados. A obesidade infantil é já um problema assim com entre os adolescentes. É necessário encarar este problema de frente e consciencializar as novas gerações dos perigos que advêm de uma má alimentação
Aqui vai uma achega

Brisa do dia

O sol é grande: caem co'a calma as aves,

Do tempo em tal sazão, que sói ser fria.

Esta água que de alto cai acordar-me-ia,

Do sono não, mas de cuidados graves.

Ó cousas todas vãs, todas mudaves,

Qual é tal coração que em vós confia?

Passam os tempos, vai dia trás dia,

Incertos muito mais que ao vento as naves.

Eu vira já aqui sombras, vira flores,

Vi tantas águas, vi tanta verdura,

As aves todas cantavam de amores.

Tudo é seco e mudo; e, de mistura,

Também mudando-me eu fiz doutras cores.

E tudo o mais renova: isto é sem cura!


Sá de Miranda

3 comentários:

menir disse...

Nem todos beneficiam de uma educação alimentar correcta hoje em dia. A responsabilidade fica com quem educa.

mafaldinha disse...

First comment:

Tem toda a razão em relação aos péssimos hábitos alimentares que, principalmente, as novas gerações estão a adquirir. Se antes comiamos um ou dois chocolates por semana, agora isso é um costume diário para já não falar nas sandes cheias de maionese e os refrigerantes "atulhados" de calorias. Lembro-me de estar no bar da faculdade com uma amiga e ao olhar à volta só vermos ou raparigas excessivamente magras ou excessivamente gordas, sem meio termo. Foi uma imagem estranha. E é óbvio que é uma questão educacional, eu nunca comi uma pastilha até aos meus 6/7 anos e não me fez mal nenhum.

No entanto, há algo que me parece muito positivo em relação a esta nova geração, que é a aceitação em relação ao próprio corpo e às imperfeições do mesmo. Elas já não têm problemas em mostrar pneus, quando na minha preferiamos esconder até o que não havia para esconder debaixo de saias compridas, camisolas pela coxa e calças largueironas.

Se é verdade que cada vez se come pior, não deixa de o ser que as miúdas cada vez se aceitam mais. Ou então estou completamente enganada, não sei.

mecs disse...

Estou de acordo com a Mafaldinha. Realmente hoje as pessoas assumem mais facilmente o que são , os seus comportamentos.É o resultado de vivermos hoje numa sociedade (dita) democrática. Ainda bem que assim é. Porém o problema que mais me aflige não é o do aspecto, não é o seu carácter mais ou menos estético porque isso é meramente subjectivo. O que me preocupa é um problema de saúde. A obesidade nas idades mais jovens é um problemas de países industrializados e desenvolvidos e nós sem sermos verdadeiramente qualquer uma dessas coisas estamos já a enfermar das suas consquências mais prejudiciais.