23/05/13

O instinto já não é o que era



Hoje de manhã quando abri a porta da cozinha apareceu-me logo o gato “Gatinho”.

 Pareceu-me bastante interessado no pedaço de fiambre habitual. Ao contrário do ar enfastiado que põe algumas vezes hoje comeu rapidamente o acepipe. A seguir deu a volta à casa e foi rebolar- se nas ervas secas. 

Assim que me aproximei saltou para uma das cadeiras que estão à frente da casa. Aí iniciou a sua brincadeira habitual. Rebola-se continuadamente esperando que eu o desafie com um pauzinho para tentar atacar.

 Estávamos nestes preparos quando divisei um rato minúsculo no chão mesmo ao pé da cadeira. 

Estava morto e até já começava a ser degustado pelas formigas. Apontei-o ao gato. Ele saiu da cadeira foi até perto do roedor cheirou, cheirou e voltou para a cadeia com ar enfastiado.


Foi então que se me pôs a questão. E o instinto de caçador do felino? Que se passava com ele? Será que se perdeu com a domesticação? Se calhar só funciona com o rato vivo e como um exercício .

Sem comentários: