07/05/13

As escadinhas do Duque - Recordações de infância


Da última vez que fui a Lisboa fui fazer uma coisa que já há muito tempo desejava.
Na Baixa fui até ás Escadinhas do Duque

Do Rossio subi as escadas que ladeiam a estação do Rossio




Depois subi as Escadinhas do Duque





. Quando era pequena morava em Sacavém com os meus pais. Em alguns fins de semana vínhamos a Lisboa fazer algumas pequenas compras, ao cinema ou teatro. Quando o espectáculo não era para a minha idade os meus pais deixavam-me em casa de uma tia já velhinha, a tua Aniquinha. A tia vivia ao cimo das Escadinhas do Duque, na Rua do Duque.



Era ali num segundo andar, hoje já modificado e, ao cimo da mesma escada íngreme que a tia morava. Era ali que , nalgumas tardes de sábado brincava e via o que se passava na rua através da janela. Era um tempo agradável. Lembro-me que a tia era muito simpática e fazia-me todas as vontades. O pior era quando vinha o fim da tarde e, se por qualquer razão os meus pais demoravam. começava então uma cantilena que crescia de sonoridade - a minha mãe nunca mais vem, a minha mãe nunca mais vem. E lá vinha a tia a tentar consolar-me e dizer  - está já a vir.

São memórias de infância que encerram um misto de felicidade e de uma certa apreensão





Sem comentários: