03/07/06

O prazer da escrita


Porque será que a compra de material de escrita me dá tanto prazer? Sempre que passso por uma papelaria preciso de conter-me para não comprar cantas, blocos pequenos cadernos dos mais variados feitios e dimensões. Mas têm que ser lisos. Não gosto de linhas e muito menos de quadriculado. Quando começo a escrever num papel pautado sinto, de imediato, uma certa castração. Parece um espartilho dentro do qual não sei bem o que fazer. Não há nada de mais motivante para a escrita do que uma folha de papel totalmente em branco.
Brisa do dia
Porque escrever é para mim pensar.
Sei lá bem onde vou dar quando começo a escrever.
Vou escrevendo e as coisas vêm vindo ao de cima no desenho das palavras.
Virgílo Ferreira

3 comentários:

mafaldinha disse...

Eu pelo contrário entro em pânico com folhas em branco, partilho isso sim a noção de espartilhamento da folha em branco. Apesar de ser de letras sou uma mulher do quadriculado. Habituei-me a escrever em quadriculado nos meus tempos de E.S.Mouzinho da Silveira, e mantive o hábito. Alguns chamam-lhe mania estranha, eu chamo-lhe método, aqueles quadrados dão-me a segurança que provém da ordem.
Foi bom encontrar alguém que também tem que se refrear ao passar por uma papelaria.

menir disse...

He! Também tenho de passar ao largo das papelarias, para além dos cadernos e blocos existem para mim milhentas outras iguarias nesses recantos.

José Leite disse...

A vida é, ela própria, uma página em branco que vamos escrevendo com alegria, sofrimento, paixão!