20/07/06

A maldição dos exames

Hoje o Público noticia que “Portugueses ganham medalhas de bronze nas Olimpíadas da Física “. O mesmo jornal no dia 17 referia : “Portugal com três medalhas nas Olimpíadas Internacionais de Matemática”.
Talvez não esteja tudo tão mal na educação como nos quer fazer crer a Dra
Maria de Lurdes Rodrigues. No momento em que escrevo este post a Sra. Ministra estará muito provavelmente no Parlamento confrontada com um pedido “irrecusável “ para esclarecer os deputados do que se passou nos exames de Física e de Química e de como procurou resolver a situação.
Se o esclarecimento na Assembleia for igual àquele que a Sra. Ministra deu ontem num canal de televisão de nada servirá. A Sra. Ministra fala de mansinho, de uma forma contínua, encadeada, sem ênfase e, se fala por muito tempo, acaba por fazer desconcentrar de si a atenção dos ouvintes. E afinal o que disse na Sra. Ministra? Não respondeu directamente às perguntas. Repetiu várias vezes que não houve erro nas provas e que o assunto é controverso!!! Referiu que catedráticos dessas disciplinas têm opiniões diferentes. Se é assim então Sra. Ministra os exames estão mal feitos pois a matéria de exame não pode ser controversa sob pena de lesar os alunos.
Sra. Ministra que a par de um novo e rigoroso sistema de avaliação para os professores está na altura de criar estruturas para avaliar os vários serviços do ministério de educação desde a base até ao topo chegando à própria Ministra

1 comentário:

menir disse...

Quem é que avaliaria a Sra.Ministra? Os professores!