29/06/13

Na Praia do Amado ontem


Ontem sim esteve um dia ideal para ir até à Praia do Amado. Às 10h da manhã já estavam 25 graus centígrados em Sagres e nada de vento.


Fomos por Vila do Bispo e daí tomámos a estrada que vai para a Carrapateira. Um pouco antes de chegar à povoação vira-se para a costa e, depois de percorrer uma estrada estreita estamos na Praia do Amado.




É uma baía, mas desta vez muito grande. A maré estava vazia, o mar convidava-nos ao banho, a despeito da bandeira amarela. Ainda de manhã à sombra do chapéu -de -sol corria uma brisa agradável que arrefecia o ambiente.

Comecei por dar um passeio pela parte sul da praia. É bordejada por arribas altas de cores inesperadas.


 As escarpas são maioritariamente vermelhas com pequenos tufos verdes de plantas rasteiras que persistem.




Depois há uma coloração verde seco  ou cinzento azulado que se mistura com a vermelha criando desenhos muito imaginativos. Há ainda rochas pretas.


Já na areia encontrei umas rochas que parecem um verdadeiro trabalho de Patchwork devido ao seu aspecto.
Nesta praia encontram-se muitos surfistas.

Há escolas e surf que dão as suas aulas no areal para alunos de todas as idades. Ao contrário do que acontecia há alguns anos, agora o surf democratizou-se. Quem quer pode praticar este desporto. Há escolas por todo o lado dão-se aulas, alugam-se equipamentos.
A praia do Amado é extensa e nela cabem actividades variadas sem interferirem umas com as outras. Pelo menos agora em fins de Junho, em Agosto não sei se será bem assim.


Depois do banho e do almoço dei um passeio para a zona norte da praia. Aí as arribas são escuras e mais ou menos de cor uniforme, muito diferentes das da costa oposta.
Foi um dia muito agradável.

Sem comentários: