09/06/13

As idas à Praia da Costa da Caparica – Recordações de infância

Quando eu era criança vivia em Sacavém.
 Os meus pais eram oriundos do Algarve mas, por questões profissionais acabaram por ir viver para Sacavém, onde eu nasci.


Mesmo assim nunca morreu neles o “bichinho” do mar e da praia. Mal chegava o tempo bom íamos à praia. Era uma verdadeira aventura que vivíamos esforçadamente.
No Domingo levantávamo-nos cedo. Levávamos tudo o que era necessário:  fatos de banho e toalhas, o farnel, uns livros,  e eu um pequeno balde e ma pá para brincar.
Morávamos em Sacavém de Cima e não tínhamos carro.

Para apanharmos o comboio tínhamos que atravessar toda a povoação porque a Estação de Caminhos de Ferro ficava em Sacavém de Baixo.


O comboio levava-nos até à Estação de Poço do Bispo, na zona oriental de Lisboa.
 Aí apanhávamos o eléctrico até à Estação de Sul e Sueste na Praça do Comércio.


 O transporte seguinte era o barco que nos levava a Cacilhas onde por último tomávamos uma camionete para a Costa da Caparica.


Chegados à Costa tínhamos ainda que andar um bom bocado até à praia.


 Finalmente podia correr, fazer construções na areia e, o mais importante de tudo, tomar banhos infindáveis.

À tardinha fazíamos todo o percurso inverso. Chegava cansada mas feliz, depois de um dia de praia antes de uma nova semana.
Quando recordo estes dias longínquos dificilmente consigo imaginar todas as dificuldades que tínhamos que superar para passar uma poucas horas na praia. No entanto sinto que valia a pena e a prova é que ainda hoje recordo com prazer esses dias.

Sem comentários: