29/06/12

Passeio a Vila Real de Sto António !

Ontem fomos até ao sotavento algarvio. Vila Real de St. António era o objectivo.


Esta foto não foi tirada ontem pois fez tanto calor que não consegui fotografar na rua.
O calor prejudicou a estadia na outrora vila pombalina. Salvou-se o almoço


As famosas barrigas de atum grelhadas, como só aqui sabem fazer.
Almoçámos tarde pois a “viagem” de Sagres até V. Real foi longa e entrecortada por várias paragens. Depois do almoço ainda tentámos uma esplanada para ler o jornal mas foi impossível. O calor era asfixiante.

Decidimos sair da cidade e fomos em direcção a Monte Gordo. Parece mentira, mas percorridos os poucos quilómetros que nos separavam do grande areal, logo se começou a sentir uma breve brisa vinda do mar que temperou aqueles calores excessivos. Aqui sim estivemos algum tempo numa esplanada a ler o jornal.
Lido o jornal saímos de Monte Gordo o destino era agora Cacela a Velha







É uma aldeia peculiar que foi em tempos idos dominada pelos mouros e por eles fortificada


com muito poucos habitantes, muito branca e limpa


 e com ruas com nomes de poetas



e uma igreja


Da aldeia, que fica numa elevação, temos um vista esplendida para a Ria Formosa




Deixámos Cacela a Velha já com alguma saudade
De seguida passámos por uma praia de  que já tinha ouvido falar mas que não conhecia, a praia do Barril. Fica na Ria Formosa e tem uma particularidade v.ai-se até à praia num pequeno comboio.


Olhão foi a ultima paragem deste nosso passeio. Gosto muito de Olhão é uma cidade diferente, agradável com gente simples e afável.

Aqui tínhamos pensado jantar. Os nossos jantares  em Olhão seguem uma certa tradição que não se cumpre sempre mas algumas vezes. Foi uma amiga que há muitos anos nos deu a dica. Faz-se assim vai-se aos armazéns de marisco que ficam perto do mercado.


Aí compramos camarões acabados de cozer. Depois levamo-los para a mesa de uma das esplanadas junto ao mesmo mercado. Pedimos pão com manteiga (torrado ou não), “imperiais”. Nestas esplanadas esta é uma prática comum e deveras saborosa.




Por fim regressámos a Sagres.

Sem comentários: