16/06/07

Loja das Meias


“A Loja das Meias fecha as portas no Rossio ao fim de mais de cem anos.”
Público 16/07/07

Foi com mágoa que tomei conhecimento do encerramento próximo da Loja das Meias. Quem já viveu mais de meio século compreende o que sinto. Aquela loja bem na esquina da Rua Augusta com o Rossio era um verdadeiro ícone da baixa lisboeta, mesmo para os não clientes como era o meu caso. Penso que só uma vez comprei alguma coisa na loja. Foi um bikini dos primeiros que apareceram nos anos 60. Era ainda daqueles em que a parte inferior tinha o aspecto de um calção. Foi uma verdadeira extravagância (devido ao preço) mas ousei fazê-la.
A loja de montras amplas sempre bem decoradas e com modelos agradáveis à vista que não à bolsa constituía um cenário aliciante no largo do Rossio.
A Loja das Meias tinha ainda para mim e, para muita gente da minha geração que viveu e estudou em Lisboa, um outro significado. Era um ponto de referência utilizado para marcar encontros com os amigos e conhecidos. Era frequente ouvir dizer. – Onde nos encontramos? Bem, pode ser na Loja das Meias às tantas.
Ao fim de cerca de 100 anos a Loja das Meias vai fechar. Vai ceder o lugar a uma loja de uma marca. Uma cadeia internacional com produtos iguais em todo o mundo fruto de um gosto formatado. O pior de tudo reside ainda na dificuldade de substituir o antigo ponto de referência. Onde nos encontramos? Na Benetton. Qual delas?

Sem comentários: