07/11/08

O LABIRINTO DA EDUCAÇÃO


Amanhã vai realizar-se em Lisboa mais uma manifestação de professores. O público de hoje diz que os sindicatos já fretaram 700 autocarros para se dirigirem a Lisboa. Sindicatos e movimentos independentes parece terem acordado numa manifestação comum. Para que serve uma manifestação?
Eu ,que também já fui professora e ,se estivesse no activo, não deixaria de participar. Seria uma forma de mostrar à opinião pública a situação em que se encontram os professores e o ensino.

Tenho seguido com interesse e apreensão o que se está a passar no ensino. Considero os principais problemas os que vou seguidamente apresentar:

· O desrespeito com que os professores têm sido pela tutela;
· As dificuldades crescentes de que se tem rodeado a prática educativa nas escolas;
· O novo processo de avaliação que não foi aferida e que prejudica o trabalho com os alunos;
· A insegurança que existe nas escolas, chegando a por em perigo a integridade moral e até física dos docentes;
· A política educativa definida pelo ministério e traduzida em exames e rankings que pretendem forjar um sucesso imediato impossível em educação.
Tenho pouca esperança de que a manifestação modifique uma linha que seja da “política educativa” e da “conduta do Ministério da Educação”. Mesmo assim acho que vai valer a pena com grito de revolta de um grupo profissional que tem vindo a ser desprestigiado junto da opinião pública, pasme-se, pela própria tutela.

As reformas do ensino fazem-se com os professores e não contra eles.

Sem comentários: