08/02/13

O Carnaval também em crise




Hoje é 6ªfeira nas vésperas do Carnaval. É costume, no dia de hoje as crianças das escolas saírem à rua mascaradas. Anos houve em que o desfile enchia a Rua do comércio e todas as escolas desde os infantários ao segundo ciclo participavam. Nestes desfiles o que era mais importante para mim era a imaginação que era posta na concepção dos factos e dos adereços.

Hoje defrontei-me com um desfile muito menor e dividido. O percurso foi reduzido sensivelmente a metade. Os participantes pertenciam essencialmente ao pré-escolar e ao 1º ciclo. Cada ciclo desfilou de locais diferentes e em tempos também diferentes. Quanto às fantasias os mais crescidos envergavam fatos tradicionais (espanholas, polícias, cowboys, etc.)


Os pequenos vestiam trajes subordinados a um tema definido que me pareceu ser Pintura ou Pintores. Menos mal mas em geral notava-se uma certa falta de imaginação. Durante o desfile dos mais novos o cortejo era interrompido, de tempos a tempos, por empregados das que ladeiam o percurso e que ofereciam guloseimas aos marchantes.


 Algumas lojas estavam decoradas com balões e máscaras no exterior.
Enfim mais um Carnaval que já não como era mas as crianças ainda o aproveitam


Sem comentários: